Muitos arquitetos adorariam receber uma página em branco para criar o projeto dos sonhos. Mas quando o arquiteto Yuji Yamazaki concordou em projetar a Kudadoo Maldives Private Island, inaugurada em 2018 e composta por apenas 15 residências sobre a água, ele pensou em como seu projeto poderia mostrar melhor a ilha.
Por isso, a abordagem do arquiteto foi construir de forma a realçar a beleza natural da ilha nas Maldivas, utilizando o mínimo de recursos naturais possível. “O conceito é como podemos mostrar essa bela natureza, ou seja, praia branca e água cristalina”, explica Yamazaki. “Esses foram os elementos que queríamos preservar.”
+ Arquiteto cria com inteligência artificial como serão os arranha-céus do futuro
+ Telhado ‘infinito’ é construído em estrutura de bambu em apenas 52 dias. Veja fotos!
+ Maldivas inaugura novo aeroporto e facilita acesso a arquipélago paradisíaco
Prioridade: energia limpa
Enquanto a energia solar está se tornando mais comum nas Maldivas, Yamazaki não gostou de como tantos hotéis e resorts tentaram esconder os painéis atrás dos prédios como se fossem algo vergonhoso ou feio.
Em vez disso, ele e sua equipe projetaram seus próprios painéis e os incluíram na estética do resort. Hoje, Kudadoo continua sendo a única ilha privada totalmente movida a energia solar no país.
“Decidimos apenas projetar um grande edifício público com telhado de energia solar”, diz Yamazaki. “Em termos de cálculo de energia, foi uma filmagem em escala suficiente para cobrir ou fornecer eletricidade em toda a ilha.”
Educação
Além de criar algo bonito e útil, Yamazaki tinha outro objetivo em mente para seus painéis solares: educação. “Quando você vai para as Maldivas, normalmente chega de hidroavião ou barco, então a primeira impressão do resort é sempre um telhado ou prédio de longe”, explica ele.
“Em vez de escondê-lo, mostramos que o tornamos um personagem principal da ilha para que as pessoas (vejam quando) cheguem.” Então, essa justaposição é exatamente o que Yamazaki queria alcançar. Os viajantes para as Maldivas podem estar vindo em busca de luxo e belos cenários, mas o arquiteto espera que eles também saiam com um senso de responsabilidade de cuidar das ilhas.
Por fim, na opinião dele, a sustentabilidade não é um complemento que você esconde atrás de um prédio fora de vista. Em vez disso, é um belo elemento de design colocado na posição mais óbvia possível.
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Conheça o gigantesco hotel Lua que será construído em Dubai
+ Resort em Moçambique é impresso em 3D e combina materiais artesanais. Descubra!
+ Centro em resort no Vietnã é feito com 42 mil hastes de bambu. Confira!
+ Esta pequena casa de concreto foi impressa em menos de 24 horas. Conheça Sphere!